Programação da Calourada!

Calouros e Calouras do curso de história da USP, está no ar a programação para a Calourada. Apenas as atividades de Segunda, Terça e Quarta estão bem definidas, os outros dias iremos disponibilizar em breve.

Lembrando que na Segunda e Terça Feira (14 e 15/02) serão os dias de matrícula...VENHAM RECEBER OS CALOUROS...Teremos atividades e vendas de cerveja no vão da história e pedágio a partir das 16h.




Descrição das Atividades e Horários
  • (21/02) Segunda - Feira
12h. Bandejão com os Calouros – Todos os dias nos reuniremos no vão da história para irmos ao bandejão. A saída será às 12h30.
13h30. Apresentação do Departamento e Entidades – A diretoria do departamento, um representante do CA, da Atlética e da Rádio apresentarão as entidades e coletivos aos calouros. Também haverá uma apresentação da revista de história.
15h. Aula Inaugural – Um professor irá fazer uma aula inaugural. Tema ainda será definido.
16h. Peça de Teatro “Carne: patriarcado e Capitalismo” (Grupo Kiwi) ou Pedágio – Nesse horário estão programadas duas atividades:
01 - O pedágio reunirá os calouros para pedir dinheiro nos semáforos da região e depois a um bar da Vital Brasil, chamado OFICINA 21.
02 - Àqueles que preferirem ficar no prédio da história haverá uma apresentação teatral (resumo segue abaixo),
RESUMO DO PROJETO CARNE- PARIARCADO E CAPITALISMO
O projeto atual da Kiwi Companhia de Teatro, Carne - Patriarcado e capitalismo, discute as relações profundas entre patriarcado e capitalismo, mostrando o panorama da opressão de gênero e a situação específica da violência contra as mulheres no Brasil. 
No trabalho cênico Carne utilizamos imagens publicitárias, estatísticas sobre a violência contra as mulheres no Brasil, canções populares, trechos do romance “Lust” da escritora marxista Elfriede Jelinek e do livro “Mulheres Públicas” da historiadora Michelle Perrot. O objetivo é revelar a desigualdade entre os sexos que se manifesta nos espaços público e privado. 
A apresentação é sempre seguida de debate com @s parceir@s institucionais do projeto - como a Marcha Mundial das Mulheres, SOF, Ação Educativa, entre outros - e/ou lideranças comunitárias e de organizações de mulheres da cidade de São Paulo.
Duração do trabalho: 1h20 + 40 min. de debate
Recomendável para maiores de 14 anos.
A partir das 18h. Várias Atividades – Após a peça teatral a idéia é que realizemos várias atividades para que as pessoas interajam entre si e com o prédio, em especial, o Espaço Aquário! Teremos churrasco, venda de cerveja, música, apresentação da bateria da FFLCH, oficina de camisetas (tragam camisetas para silcar com as telas e tinta que vamos disponibilizar, também venderemos camisetas lisas para a atividade), campeonato de futebol no estacionamento, etc.
19.30. Aula Magna – Aula Magna da FFLCH
21.30. Festa com a Geografia – Vamos organizar uma festa com os estudantes da Geo., o tema provavelmente será diversidade sexual, para dialogar com o tema do teatro.

  • (22/02) Terça – Feira
10h. Tour pela Usp –  Concentração no vão da história às 9h30 para levarmos os calouros “passear” pela universidade.
12h. Bandejão com os Calouros – Todos os dias nos reuniremos no vão da história para irmos ao bandejão. A saída será às 12h30.
14h. Rodas de Discussão “Universidade: O que posso fazer nessa história?” – Separar os calouros e veteranos em grupos de discussão para debater a universidade e o nosso curso. Para que haja maior interação dos novos estudantes a dinâmica da atividade incluirá a leitura de trechos de entrevistas, textos e declarações que o novo reitor lançou ao longo do ano nos meios de comunicação.
16h. Oficinas Abertas – Qualquer estudante, coletivo, grupo de estudos, movimento, etc. pode inscrever uma oficina para este horário. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail do CAHIS (cahisusp2011@gmail.com). O CA garantirá o espaço a divulgação e, na medida do possível, alguma material necessário. INSCREVAM-SE!
Já inscritas:
  1. Oficina sobre Abertura dos Arquivos da Ditadura Militar (Exibição de entrevista com generais da ditadura militar, seguido de discussão)
19h. Mesa “As perspectivas do Conhecimento Histórico: Universidade, Ensino Público e Educação Popular” – Essa mesa tem como objetivo discutir o estudo de história nos três setores citados, as diferenças e o diálogo existente entre eles. Numa esfera mais ampla a mesa deverá refletir porque fazemos e como fazemos história.
Os nomes chamados para a mesa:

Prof. Maurício Cardoso
Prof. Henrique Carneiro
Escola Nacional Florestan Fernades

21h30. Festa com a Geografia – Tema ainda não definido, mas vai ter cerveja e música!






12 comentários:

Unknown disse...

Vão ocorrer duas Aulas Magnas? Já sabem com quem vão ser?

Unknown disse...

Elas não vão concorrer, são em dias diferentes...

A primeira é organizada pela diretoria da FFLCH que ainda não passou os nomes...a outra é pelo DCE que também não passou nada.

bjs

Breno Zúnica disse...

Foi combinado em reunião da Comissão de Calourada que, na segunda-feira 21/02, os calouros serão levados ao bar Oficina 21, e não consta a informação no cronograma de vocês.

Abraços,
Breno Zúnica

Unknown disse...

Gente...

Tá lá "Pedágio"...

O problema é que a explicação das atividades ainda não foi postada...problema técnico...relaxa...

Bjs.

Centro Acadêmico de História - USP disse...

Gente tá aí...acho q ficou melhor assim...

Gabriel disse...

Eu acho que a aula inaugural deveria ser mais tarde para que os que trabalham de manhã e tarde possam assistir... umas 17~18 horas seria o ideal...

Centro Acadêmico de História - USP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Centro Acadêmico de História - USP disse...

Tem a Aula Magna da FFLCH à noite, tem o mesmo caráter, só mudará o professor!

Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel disse...

É que no meu ano foi diferente o tema foi diferente, eu queria mesmo assistir essa aula...

Marcus disse...

O Baccega vai ou não dar a Aula Magna? Ele mesmo quer saber isso.

.: Cygnvs 2112 :. disse...

Quem vai fazer a aula magna segunda?

Postar um comentário

 

O que é o CAHIS?

O CAHIS é a entidade representativa dos estudantes de História da USP. Ela organiza a luta dos estudantes, os representa nos espaços administrativos, organiza debates, e várias outras coisas. A atual gestão "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" foi eleita em 2010 com a tarefa de reconstruir o C.A. As reuniões do CAHIS são abertas e ocorrem toda terça-feira as 18h no espaço aquário. Construa Junto!